A 28 de abril de 1855, nasce José Malhoa

Comemora-se hoje, 28 de abril de 2015, o 160º aniversário do nascimento do pintor José Malhoa, uma das personalidades mais emblemáticas de Figueiró dos Vinhos.

Malhoa nasceu nas Caldas da Rainha em 28 de abril de 1855 desenhando parte do percurso da sua vida por Figueiró dos Vinhos.

Desde muito cedo mostrou ser detentor de qualidades artísticas, tendo ingressado com apenas 12 anos na Academia Real de Belas-Artes, onde não terá visto de imediato o seu mérito reconhecido.

Em 1881, viu o seu trabalho ser reconhecido em Madrid pela apresentação da obra “Seara Invadida”, tendo posteriormente ingressado o “Grupo do Leão”, um grupo de artistas que se reunia na Cervejaria Leão de Ouro em Lisboa entre 1881 e 1889, posteriormente imortalizado num óleo sobre tela, da autoria do pintor Columbano Borbalo Pinheiro, também ele membro do Grupo.

Apaixonado pela cor e pela paisagem naturalista, Malhoa dedicava-se à pintura de retratos e temas cuja inspiração obtinha em Figueiró dos Vinhos, principalmente durante os dias de Primavera e Verão. Figueiró tornou-se assim o principal cenário das suas pinturas de ar livre e a fonte dos seus modelos. A sua obra foi assente numa pintura de paisagem e costumes do quotidiano que o distinguiu como “pintor da luz e do sol português”, e que o caraterizou por uma linguagem muito própria.

Tendo a sua maior fonte de inspiração em Figueiró dos Vinhos, Malhoa divide os seus dias entre o atelier de Figueiró, o Casulo, e o atelier de Lisboa.

Das obras executadas destacam-se, entre muitas outras, Os Bêbados (1907), O Fado (1910), a Conversa com O Vizinho (1932), Clara (1903) e o  Retrato de D. Maria da Nazareth Fernandes, (1926), tendo algumas destas obras já estado em exposição em Figueiró dos Vinhos.

Em Junho de 2013 foi inaugurado o Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, numa real homenagem aos artistas figueiroenses, entre eles, José Vital Branco Malhoa, Manuel Henrique Pinto, José Simões de Almeida Júnior e José Simões de Almeida Sobrinho.