Biografia de José Simões de Almeida (Sobrinho)

 

Natural de Figueiró dos Vinhos onde nasceu a 17 de Junho de 1880, foi filho de Joaquim Simões de Almeida. Faleceu em Lisboa em 1950.

Em 26 de Outubro 1893 com a idade de 13 anos matriculou-se Curso Geral de Desenho da EBAL. No curso de Desenho foi discípulo do seu tio José Simões de Almeida Júnior, do escultor Alberto Nunes e do arquitecto José Luís Monteiro.

Concluídos os seus estudos em Desenho, foi admitido em 5 Outubro 1897 no curso especial de Escultura Estatuária, onde recebeu lições do seu tio, José Simões de Almeida Júnior.

No ano lectivo de 1897-1898 foi-lhe adjudicado uma medalha de prata pelas classificações obtidas nas suas provas de frequência e passagem; no ano seguinte outra medalha de prata e um prémio pecuniário no valor de 30$000 réis, distinções que voltaria a arrecadar no ano lectivo de 1900-1901. Terminados os seus estudos em Escultura, concorreu no ano de 1904 ao lugar de bolseiro por conta do Legado Valmor, na especialidade de Escultura, lugar para o qual ficou apurado (nomeado por despacho de 4 de Maio de 1904). Chegou a Paris no dia 7 de Junho de 1904.

Em 1905 remeteu para Portugal uma prova do seu pensionato - um baixo-relevo representando As filhas do Mondego chorando a morte de Inês de Castro - exposta na EBAL no ano de 1906 entre outras obras realizadas no âmbito do seu pensionato.

Em Paris, onde permaneceu até ao ano de 1907, recebeu lições de Verlét e Jean-Paul Laurens. No ano de 1915, juntamente com António da Costa Mota (Tio), concorreu ao lugar de Professor de Escultura da EBAL, de onde saiu vencedor, tratando deste modo de substituir o seu tio, Simões de Almeida Júnior.

Na Escultura evidenciou-se como medalhista, sendo de destacar o seu molde para a moeda do escudo aprovada em 1911. Foi também escultor de monumentos e outras obras de carácter oficial e comemorativo, tanto em Portugal, como no estrangeiro. A este propósito, refira-se o busto da República ou o monumento em Lourenço Marques (Maputo) de Mouzinho de Albuquerque.