"Diálogos da Arte em Figueiró dos Vinhos

O Museu e Centro de Artes apresenta a Conferência "Diálogos da Arte em Figueiró dos Vinhos. O caleidoscópio de Simões de Almeida: entre a prática da escultura e o ofício do Restaurador", que terá lugar no próximo dia 30 de novembro, pelas 16h00, no MCA e que contará com a presença de Sofia Wilton, Joana Varge e Maria de Aires Silveira.

 

 

 

 

A Ver Figueiró dos Vinhos 2024

O Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos apresenta, no próximo dia 23 de novembro, pelas 11h00, a Exposição de Fotografia "Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos". A abertura da exposição será antecedida da entrega dos prémios aos primeiros três classificados do Concurso de Fotografia “A Ver Figueiró dos Vinhos 2024".

 

 

 

 

Conferência "Diálogos da Arte em Figueiró dos Vinhos" sob o tema "Da Escultura naturalista à pintura contemporânea"

No dia 28 de setembro, a partir das 16h00, venha assistir a uma conversa com Martinho Costa, um dos artistas presentes no FAZUNCHAR, e com a conservadora-restauradora Inês Sardinha Gomes, mediada pela curadora Maria de Aires Silveira.
Da obra CASULO de Martinho Costa, à intervenção na escultura de Simões de Almeida, INÊS DE CASTRO, por Inês Sardinha Gomes, o diálogo fluirá entre a escultura oitocentista, que se baseia numa lenda do século XIV, e a inspiração de um artista contemporâneo sobre Simões de Almeida.
 
 
 
 

Exposição de Martinho Costa

Desde a última edição do Fazunchar, o Martinho Costa tem estado a preparar a sua exposição. Será finalmente revelada na sua inauguração, dia 10 de agosto às 16:00 no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos!
 
Esta exposição foi prolongada e estará patente ao público no MCA até ao dia 29 de setembro.
 
Since the last edition of Fazunchar, Martinho Costa has been preparing his exhibition. It will finally be unveiled at its opening on August 10th at 4:00 PM at the Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos!
 
 
 

Desenhar o Futuro em Liberdade

A Exposição "Desenhar o Futuro em Liberdade" estará patente ao público, na sala de exposições do piso 1, entre os dias 6 de julho e 4 de agosto. Enquadrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, apresenta desenhos e ilustrações feitos na inspiração do Caderno de Abril - canções revisitadas, de Luís Robalo, pelos alunos das turmas (C,I,J) do 12º ano da Escola Artística António Arroio, em Lisboa.

 

 

 

Exposição "Simões de Almeida ( 1844 - 1926 ) O Génio das Artes"

Exposição "Simões de Almeida ( 1844 - 1926 ) O Génio das Artes"

???? 21 de junho

⏰16h00 (Inauguração)

???? Museu e Centro de Artes

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A genialidade do escultor figueiroense José Simões de Almeida Júnior vai estar em exposição já a partir desta sexta-feira, dia 21 de junho, no Museu e Centro de Artes.
A mostra, que contempla obras de escultura e pintura, tem curadoria da Dra. Maria de Aires Silveira e faz um especial enfoque na vida e no percurso artístico do reconhecido escultor, valorizando também o seu papel enquanto professor e amigo de José Malhoa e Henrique Pinto, ao convidar estes artistas a conhecerem Figueiró dos Vinhos.
Serão apresentadas obras de vários museus nacionais, como o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o Museu de Lisboa e o Museu José Malhoa, de outras instituições como a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Novo Banco, bem como de várias coleções particulares. Estarão patentes ao público, não só, obras do escultor Simões de Almeida Júnior, mas também, de José Malhoa, Henrique Pinto, Ferreira Chaves, Simões de Almeida sobrinho e Henrique Casanova, entre outros. Será igualmente apresentado um Catálogo da Exposição, com textos de vários autores, que permitirão focar as suas perspetivas diferenciadas sobre o escultor, e ao mesmo tempo, seguir os núcleos da exposição, segundo uma ordem cronológica e temática.