“Figurinos” – Aguarelas de Margarida Herdade Lucas

Esta exposição exibe os trabalhos inseridos no Concurso de Fotografia "A Ver Figueiró dos Vinhos" 2021, promovido pelo Município de Figueiró dos Vinhos juntamente com os Municípios de Saint Maximin (França) e Perkata (Hungria), com a temática “Descobrir Figueiró dos Vinhos – Um Postal a Cores”.
Um Casulo é uma potência de criação. É o local onde nos refugiamos para refletir, para pensar e para criar. À semelhança dos insetos que, dentro do Casulo, se transformam e evoluem. Ou à semelhança de Malhoa que construiu o seu Casulo como local de refúgio e de criação.
METAMORFOSE é este processo de criação, de desenvolvimento de ideias, transformação de materiais e mudança de perspetivas e paradigmas. Foi este o desafio que o projeto CASULOS lançou a todos os criadores envolvidos: o de, numa primeira fase, encontrarem um Casulo, em residência artística, para criar e, numa segunda fase, depois da Metamorfose, devolverem a sua obra à comunidade que os acolheu. Nesta exposição dinâmica é este o processo que vai observar, por esse motivo METAMORFOSE tem dois momentos. A partir dos acervos do Museu José Malhoa, são apresentadas diferentes fases de criação do autor, compreendendo-as não apenas como esboços, mas como registos de diferentes etapas da sua criação. A seleção exposta propõe um olhar sobre as metamorfoses pelas quais o artista passou com os seus processos criativos. Entre esboços, pinturas inacabadas e desenhos, cada uma destas obras revela transformações que José Malhoa viveu com a sua obra. Num segundo momento, a exposição ganha uma nova vida com a integração de obras resultantes das residências artísticas do CASULOS. Aqui vemos as metamorfoses vividas pelo Coletivo DEMO, pelo Teatro da Pessoa, pela Associação Cultural INTRUSO e pelos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, ao longo deste processo.
Esta exposição integra o programa CASULOS, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Centro, financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e que conta com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos.
A realização do evento obedece a todas as normas e recomendações emanadas pelo Governo Português e pela Direção-Geral de Saúde, no sentido de salvaguardar o bem-estar e saúde de todos. Neste sentido, para assistir ao evento, é necessária a apresentação do Certificado Digital de Vacinação COVID-19.
A exposição de fotografia de Nuno Gonçalves, estará patente ao público na sala de exposições do piso 1 do MCA a partir do próximo sábado, dia 11 de setembro.