Serviço ao Utente

 

Serviço de Referência

Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:

  • Acolher e orientar os utilizadores na exploração eficaz dos serviços e recursos de informação disponíveis;
  • Apoiar os utilizadores na definição de estratégias de pesquisa e recuperação de informação em catálogos e bases de dados de acesso local ou na Internet;
  • Responder a pedidos de informação bibliográfica ou de caráter factual através de carta, telefone, fax ou correio eletrónico;
  • Aceitar e encaminhar sugestões de aquisições bibliográficas;
  • Aceitar  e encaminhar sugestões ou reclamações relativas ao funcionamento do Centro de Documentação;
  • Reencaminhar  os utilizadores para outros serviços de documentação sempre que não seja  possível ao Centro de Documentação dar resposta às necessidades dos utilizadores.

 

Serviço de consulta local

Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:

  • Aceitar  e processar os pedidos de consulta presencial;
  • Disponibilizar os documentos para consulta na sala de leitura;
  • Prestar  todo o apoio e esclarecimentos solicitados pelos utilizadores durante o processo de consulta dos documentos;
  • Disponibilizar  o acesso e apoiar a pesquisa e recuperação de informação na Internet;
  • A   consulta local implica o registo sumário do utilizador para fins estatísticos e de gestão, em formulário a preencher pelo utilizador.

 

Serviço de reprodução de documentos

Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:

  • Aceitar e processar os pedidos de reprodução de documentos (impressão, digitalização ou fotocópia) realizados presencialmente;
  • A reprodução de documentos far-se-á respeitando a legislação em vigor sobre  direitos de autor e direitos conexos.

 

 Serviço de difusão de informação

Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:

  • Desenvolver e disponibilizar a todos os utilizadores produtos de difusão com o  objetivo essencial de dar a conhecer e promover a utilização dos seus  recursos de informação.