Serviço ao Utente
Serviço de Referência
Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:
- Acolher e orientar os utilizadores na exploração eficaz dos serviços e recursos de informação disponíveis;
- Apoiar os utilizadores na definição de estratégias de pesquisa e recuperação de informação em catálogos e bases de dados de acesso local ou na Internet;
- Responder a pedidos de informação bibliográfica ou de caráter factual através de carta, telefone, fax ou correio eletrónico;
- Aceitar e encaminhar sugestões de aquisições bibliográficas;
- Aceitar e encaminhar sugestões ou reclamações relativas ao funcionamento do Centro de Documentação;
- Reencaminhar os utilizadores para outros serviços de documentação sempre que não seja possível ao Centro de Documentação dar resposta às necessidades dos utilizadores.
Serviço de consulta local
Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:
- Aceitar e processar os pedidos de consulta presencial;
- Disponibilizar os documentos para consulta na sala de leitura;
- Prestar todo o apoio e esclarecimentos solicitados pelos utilizadores durante o processo de consulta dos documentos;
- Disponibilizar o acesso e apoiar a pesquisa e recuperação de informação na Internet;
- A consulta local implica o registo sumário do utilizador para fins estatísticos e de gestão, em formulário a preencher pelo utilizador.
Serviço de reprodução de documentos
Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:
- Aceitar e processar os pedidos de reprodução de documentos (impressão, digitalização ou fotocópia) realizados presencialmente;
- A reprodução de documentos far-se-á respeitando a legislação em vigor sobre direitos de autor e direitos conexos.
Serviço de difusão de informação
Através deste serviço, o Centro de Documentação propõe-se:
- Desenvolver e disponibilizar a todos os utilizadores produtos de difusão com o objetivo essencial de dar a conhecer e promover a utilização dos seus recursos de informação.