Exposição "MODERNOS E MODERNISTAS” – OS CAMINHOS DO NATURALISMO

O Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos apresenta uma exposição, sob o tema Modernos e Modernistas, integrada no ciclo Os caminhos do naturalismo em Figueiró. Estabelece-se um diálogo entre os jovens autores de “quadros modernos”, ou seja, os naturalistas que apresentavam as suas paisagens e cenas rurais nas exposições do Grupo do Leão, e, a geração dos contestatários artistas modernistas, mas formados na Escola de Belas-Artes por estes mestres.

Simões de Almeida, escultor natural de Figueiró dos Vinhos, incentivava os discípulos a fixarem-se na sua terra, onde poderiam encontrar a luz, as paisagens, as vivências rurais. Simões de Almeida não integrava o Grupo do Leão mas entendia a mudança que se operava no país e o seu papel foi crucial nos caminhos do naturalismo. Assim, os artistas, José Malhoa e Henrique Pinto, elegeram Figueiró dos Vinhos e adotaram a terra como cenário privilegiado para as suas conceções artísticas.

Henrique Pinto e José Malhoa registaram momentos de um naturalismo feliz, enquadrados na rusticidade de vivências que terão marcado fases na produção de Dordio Gomes, Jorge Barradas e Abel Manta, embora apresentem outras referências e enquadramentos originais do Modernismo.

Os novos espaços de modernidade destacavam-se pela novidade e por questionarem a realidade com ousados tratamentos pictóricos. A paisagem, o retrato, as cenas intimistas deslocam o nosso olhar entre diversas formas de apresentação da modernidade, entre modernos e modernistas, criando diálogos temáticos e uma diversidade de técnicas.

Esta exposição estará patente de 26 de setembro de 2020 a 23 de maio de maio de 2021.