Exposição Metamorfose

 

Um Casulo é uma potência de criação. É o local onde nos refugiamos para refletir, para pensar e para criar. À semelhança dos insetos que, dentro do Casulo, se transformam e evoluem. Ou à semelhança de Malhoa que construiu o seu Casulo como local de refúgio e de criação.

METAMORFOSE é este processo de criação, de desenvolvimento de ideias, transformação de materiais e mudança de perspetivas e paradigmas. Foi este o desafio que o projeto CASULOS lançou a todos os criadores envolvidos: o de, numa primeira fase, encontrarem um Casulo, em residência artística, para criar e, numa segunda fase, depois da Metamorfose, devolverem a sua obra à comunidade que os acolheu. Nesta exposição dinâmica é este o processo que vai observar, por esse motivo METAMORFOSE tem dois momentos. A partir dos acervos do Museu José Malhoa, são apresentadas diferentes fases de criação do autor, compreendendo-as não apenas como esboços, mas como registos de diferentes etapas da sua criação. A seleção exposta propõe um olhar sobre as metamorfoses pelas quais o artista passou com os seus processos criativos. Entre esboços, pinturas inacabadas e desenhos, cada uma destas obras revela transformações que José Malhoa viveu com a sua obra. Num segundo momento, a exposição ganha uma nova vida com a integração de obras resultantes das residências artísticas do CASULOS. Aqui vemos as metamorfoses vividas pelo Coletivo DEMO, pelo Teatro da Pessoa, pela Associação Cultural INTRUSO e pelos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, ao longo deste processo. 

Esta exposição integra o programa CASULOS, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Centro, financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e que conta com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos. 

 

A realização do evento obedece a todas as normas e recomendações emanadas pelo Governo Português e pela Direção-Geral de Saúde, no sentido de salvaguardar o bem-estar e saúde de todos. Neste sentido, para assistir ao evento, é necessária a apresentação do Certificado Digital de Vacinação COVID-19.